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Projeto
Poetizando a Matemática
JUSTIFICATIVA:
Os alunos têm dificuldades em gostar
de poemas e ao mesmo tempo interpretar e resolver situação problema.
Este projeto foi elaborado para
fazer com que os educandos apreciem o gênero textual poema e que ao mesmo tempo
desenvolvam o raciocínio lógico matemático facilitando a resolução de situações
problemas. Tornando a aula mais prazerosa e produtiva.
OBJETIVO GERAL:
Despertar o gosto pela leitura de poemas.
Estimular o raciocínio lógico
matemático.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
☺
Interpretar e
resolver situação problemas.
☺
Identificar rimas.
☺
Escrever listas.
☺
Construir gráfico.
☺
Reconhecer figura
geométrica.
☺
Sequencia numérica de
5 em 5.
☺
Reconhecer o gênero
textual poema.
☺
Desenvolver a
coordenação motora, a atenção, a percepção: visual e auditiva e a criatividade.
DURAÇÃO: 1 mês.
RECURSOS: livro “Poemas
Problemas”, atividades impressas, papéis diversos.
DISCIPLINAS
E CONTEUDOS.
v Artes: pintura e dobradura;
v Língua Portuguesa: leitura de poemas, rimas, listas.
v Matemática: resolução de problemas, figuras geométricas,
gráfico.
METODOLOGIA:
O
projeto foi desenvolvido de modo interdisciplinar envolvendo as disciplinas de
Artes, Língua Portuguesa e Matemática,
1º
momento:
Leitura do poema:
A velha e o vaso
O vaso de Dona Iaiá
Tem oito rosas e um
girassol.
A velha anda pra cá e pra lá
Procurando um lugar mais
perto do sol.
O jardineiro trouxe do
quintal
Mais meia dúzia de cravos e
uma dália amarela.
Agora o vaso ficou o tal com
quantas flores no total?
Atividade 1:
Encontre as rimas.
Atividade 2:
Que outras palavras rimam com:
girassol-
quintal-
amarela-
jardineiro-
Atividade 3:
Pinte as palavras que rimam com a
palavra abaixo:
FLORES
joias cores pretos amores
mulheres sabores
poderes corações lugares pastéis
Atividade 4:
Dobradura da tulipa:
Atividade 5:
Escreva o nome da figura geométrica que lembra
o vaso de Dona Iaiá:
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2º
momento:
Leitura do poema
HUM...QUE DELÍCIA
Os quatro amigos da
pracinha
foram juntos tomar sorvete de
casquinha.
Sabor?
Só de creme e chocolate tinha.
- Chocolate embaixo e creme em cima
pra mim! –
exclamou logo a Jasmim.
- Creme embaixo e chocolate em cima! –
escolheu sem pestanejar a Irma.
A magrela da Marlene
pediu duas bolas de creme.
Como fica o sorvete do Vicente,
se quiser uma combinação diferente?
Atividade 1:
Escreva uma lista de sabores de
sorvete
Atividade 2:
Entreviste 5 pessoas sobre o sabor
preferido de sorvete.
Atividade 3:
Ditado diferente:
ü
Cada aluno ditará um sabor de sorvete para outro colega
escrever no quadro.
ü
Depois cada aluno le um sabor de sorvete e escreve na
cartolina formando uma lista.
ü
Logo após a professora fala uma sabor de sorvete, o aluno escolhido deverá
apagá-lo.
Atividade 4:
Fazer a contagem do resultado da
entrevista. A contagem foi realizada de 5 em 5.
Atividade 5:
Construir um gráfico junto com alunos,
enquanto os alunos vão construindo o gráfico fazer questionamentos.
Resolver situação problema de acordo com
as informações contidas no gráfico de colunas.
Atividade 6:
Faça a combinação dos sorvetes e escreva
o nome de cada criança embaixo:
3º
momento:
Leitura do poema.
COMIDA DE GATO
O Téo tem um gato
Que se chama Cissaninho.
O menino colocou em seu prato
8 cenouras e 1 peixinho.
Cissaninho comeu metade das cenouras e
o peixe inteirinho
Você sabe quanto sobrou em seu
pratinho?
Atividade 1:
Faça o cálculo pedido no poema.
4º momento:
Leitura
do poema.
FESTA GEOMÉTRICA
Para o baile do quadrado
nenhum circulo foi convidado.
Tem quadrada, quadradinho e um monte
de quadrados
porque nesta festa só entra quem tem o
mesmo tamanho nos quatro lados
Um triângulo tentou,
um losango também.
Um hexágono se apresentou,
Pense, pense, pense bem...
Qual desses três conseguiu entrar
e dessa festa participar?
Atividade 1:
Sublinhe as rimas com lápis de cor e
nomeie as figuras geométricas.
Atividade 2:
Cole papel colorido na figura que pode
entrar na festa.
Aproveitei esta atividade para explicar
que os polígonos possuem quantidades de lados.
Também contei a história do Tangram, e
os alunos fizeram diversas figuras com o Tangram.
5º
momento:
Leitura do poema:
BICHARADA MACHUCADA
O sapo Josué
tem 4 feridas no pé.
O urso Rodrigo
tem 1 machucado no umbigo.
O macaco Manuelão
tem cinco cortes em cada mão.
Todo corte, ferida ou machucado,
com bandeide precisa ser tratado.
Para desses doentes cuidar,
de quantos curativos vamos precisar?
Atividade 1:
Escreva uma lista com 10 nomes de
animais selvagens.
Atividade 2:
Escreva um nome para cada animal.
Atenção deve haver uma rima:
Atividade 3:
Resolva o cálculo pedido no poema.
Uma caixa de bandeide custa R$5,20,
vamos precisar de quatro caixas. Quantos reais vamos gastar?
AVALIAÇÃO:
A
avaliação dos alunos foi realizada com as atividades propostas.
Com
este projeto percebi que os alunos já não possuem dificuldade em identificar
poemas, rimas. Assim como eles aprenderam a gostar mais de Matemática.
Assim
estou trabalhando com mais problema envolvendo outras disciplinas.
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