DIA DAS BRUXAS

PROJETO: DIA DAS BRUXAS

     
 INTRODUÇÃO

            O Halloween no Brasil é chamado de Dia das Bruxas. Sua celebração acontece no dia 31 de outubro. Acredita-se que na passagem dessa noite, as almas saem de seus túmulos e partem pelas ruas amedrontando todos aqueles que estão por perto. 
            O dia das bruxas se infiltrou em nossas comemorações de forma tímida, pois o Brasil, país que celebra as coisas boas da vida, não se vê em meio a festividade à mortos. Apesar de sua pequena influência, pode ser vista em escolas, clubes, casas noturnas e shoppings centers de várias cidades, mas como dito anteriormente, não adquire força expressiva já que nem o folclore local é efetivamente comemorado.
O Dia das Bruxas é uma festa alegre e divertida que conta também com a participação dos adultos. Eles enfeitam casas, lojas, escritórios e ruas com cores (preto, lilás e roxo) e temas (fantasmas, múmias, caveiras, bruxas, abóboras, gato preto, caixões, Drácula, duendes, gnomos) que lembram assombração.
Na Irlanda, as crianças também iam de casa em casa pedindo alimentos para comemorar a noite de Halloween, sempre em nome da deusa Muck Olla. Tradição que se repete na Inglaterra, Estados Unidos e Canadá, sendo até hoje festejada nestes e em outros países.
Quando foram introduzidas nas cidades norte-americanas, as brincadeiras do Halloween eram consideradas violentas. Jovens quebravam janelas e cercas das fazendas, causando prejuízos aos proprietários. Com o passar dos anos, a festa passou a ser comemorada de modo saudável, sem episódios de violência.


JUSTIFICATIVA

            O projeto surgiu a partir da curiosidade dos alunos sobre o Dia das Bruxas. O dia das Bruxas é muito divulgado na mídia, pois é uma celebração tradicional de países como Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Reino Unido e aos poucos está sendo incorporado pela cultura brasileira que já tem grande diversidade folclórica.
Hoje, com a globalização, as crianças brasileiras também têm acesso a essas comemorações e isso lhes permite construir conhecimentos a respeito do mundo e da forma como outras crianças, que vivem em outros lugares, brincam e divertem-se.
Mesmo assim, a cultura nacional não será descartada, pois personagens da nossa cultura podem ser incorporados às festividades do Dia das Bruxas.

OBJETIVOS
  • Despertar o interesse dos alunos por uma cultura diferente;
  • Incentivar a criatividade.
  • Estimular o raciocínio lógico matemático.
  • Produzir textos.  
  • Promover a interação e o espírito de cooperação entre alunos e demais funcionários da escola.


METODOLOGIA

AS BRUXAS EXISTIRAM?
      Antigamente, na Europa, todo mundo acreditava em bruxas de verdade. No século XVII, na Inglaterra, quando uma vaca não dava leite, quando um bolo ficava duro demais ou, ainda, se a manteiga estragava, achavam que havia uma bruxa por perto.
      Os caçadores de bruxas achavam que as bruxas tinham pintas no corpo, criavam cães, gatos e borboletas, não conseguiam chorar e detestavam o Sol. Várias jovens foram presas e até mortas, acusadas de bruxaria, só porque gostavam de gatos, por exemplo.
      Existem muitas bruxas conhecidas das crianças. A bruxa da história de Branca de Neve ou a Maga Patalógica e Madame Mim, feiticeiras das histórias em quadrinhos.
      As bruxas de desenhos animados ou histórias em quadrinhos conhecem encantamentos, expressões que produzem efeitos mágicos. Um exemplo é “Abracadabra, Olho de Cabra”. Para transformar inimigos, animais ou fazer objetos voarem, elas dizem palavras mágicas.
      Essas palavras são sempre rimadas. Toda bruxa é um pouco como os poetas. Precisa conhecer os segredos das palavras para que seus encantamentos funcionem.

1.        O texto fala sobre:
(A)morcegos                    (B) gatos
(C)palavras mágicas        (D) bruxas

2.        Quando tinha uma bruxa por perto é correto afirmar exceto:
(A)   Vacas não davam leite;
(B)   Manteiga estrabava;
(C)  Não conseguiam chorar;
(D)  O bolo ficava duro demais

3.        Maga Patalógica e Madame Mim são personagens de ...
(A)   Clássicos históricos;
(B)   Histórias em quadrinho;
(C)   Fábulas;
(D)  Lendas;

4.        Qual palavra rima com ABRACADABRA?
(A)   Olho de cobra
(B)   Olho de zebra
(C)  Olho de libra
(D)   Olho de cabra


Veja o que a bruxa comprou  de ingredientes para sua feitiçaria:

Ingredientes
Quantidades
Asa de borboletas
29
Patas de rato
17
Pimentas bem ardidas
35
Asas de morcegos
18
Patas de lagartixas
31

Qual ingrediente que a bruxa comprou em maior quantidade?
O que ela comprou mais, asas ou patas? Quantas?
Quantos tipos de animais a bruxa usou em sua feitiçaria?
Qual o total de ingredientes comprados pela bruxa?
Cada asa custa R$1,00 quanto ela gastou?
As patas são mais caras, ela pagou R$3,00, por cada pata. Quanto ela gastou?
Pimentas bem ardidas custam cada uma R$2,00, então ela gastou?
De quanto foi a compra da bruxa?


  Quantas notas a bruxa vai precisar para pagar a sua            conta:
R$100,00
R$10,00
R$1,00




Dê  10 adjetivos para esta simpática bruxinha:

 1)_______________
 2)_______________
 3)_______________
 4)_______________
 5)_______________
 6)_______________
 7)_______________
 8)______________
 9)________________
10)________________


  




RAPUNZEL – A  TORTA  DA  BRUXA

     A bruxa  da  Rapunzel  faz  tortas  para  vender  e  uma  senhora  do  vilarejo  próximo  quer  comprar  uma. 
      Há diversos  jeitos  da  senhora  pagar  sua  torta  de  maçã  com  o  dinheiro  que  possui.  Registre duas maneiras que a senhora pode pagar a torta que a bruxa faz. Cada torta custa R$18,00.


RAPUNZEL - BILHETES E TAREFAS
 A  bruxa põe sempre Rapunzel para ajudá-la. Hoje, enviou para a torre um cesto com 18 maçãs e um bilhete.
 Querida Rapunzel:
         Estou lhe enviando 18 maçãs que colhi para fazer tortas. Preciso que você as separe igualmente em pacotes com 3 unidades. Estou mandando também alguns pacotes. Acredito que sejam suficientes.
                                                                                                                 Até mais,
                                                                                                                          A Bruxa.

1. Desenhe as maçãs.
2. Desenhe 8 pacotes.
3. Separe as maçãs nos pacotes, Lembrando que tem que ser repartidas em quantidades iguais:
4. Observe a divisão que você fez nos exercicíos anteriores e responda:
A. Quantos saquinhos a bruxa mandou?
B. Quantos foram usados por Rapunzel?
C. Quantos sobraram vazios?
D. Como esta operação poderia ser registrada?
5. agora você vai escrever um bilhete para a bruxa, imaginando com Rapunzel iria escrever:

O QUE A BRUXINHA VAI TIRAR DE DENTRO DA ABÓBORA
 

ESQUELETO ARTICULADO
  





 FEIRA ANUAL DE BRUXARIA
             A Bruxa Cacilda faz bolois para venderna feira anual de bruxaria. Neste ano ela fez 28 bolos de gosma de sapo. Com base nesta informação responda:
1) A Bruxa Guilhermina fez a metade dos bolos da Bruxa Cacilda, quantos bolos Guilhermina fez?
2) Já a Bruxa Felisberta Caolha fez o triplo dos bolos de Guilhermina, qual foi a quantidade de bolos que Felisberta Caolha fez?
3) Qual a quantidade de bolos fitos feitos pelas três bruxas?
4) Quantos bolos Felisberta Caolha fez a mais que Guilhermina?
5) A Bruxa Cacilda repartiu cada bolo em 6 pedaços. Cada pedaço de bolo custa R$2,00. Então quantos reais a Bruxa Cacilda recebeu no final da feira?

 DESCREVA ESTA LINDA E SIMPÁTICA BRUXINHA 


CRONOGRAMA
            O presente projeto terá a duração de três semanas do dia oito de outubro a trinta e um de outubro.






RECURSOS
Humanos – professores, alunos.
Materiais – EVA, livros, papéis diversos, fantasias, quadro negro, giz, lápis de cor, cadernos, livros, internet.

AVALIAÇÃO
Será contínua, observando interesse e participação dos alunos envolvidos.


















Nenhum comentário:

Postar um comentário