PROJETO: DIA DAS BRUXAS
INTRODUÇÃO
O
Halloween no Brasil é chamado de Dia das Bruxas. Sua celebração acontece no
dia 31 de outubro. Acredita-se que na passagem dessa noite, as almas saem de
seus túmulos e partem pelas ruas amedrontando todos aqueles que estão por
perto.
O
dia das bruxas se infiltrou em nossas comemorações de forma tímida, pois o
Brasil, país que celebra as coisas boas da vida, não se vê em meio a
festividade à mortos. Apesar de sua pequena influência, pode ser
vista em escolas, clubes, casas noturnas e shoppings centers de várias cidades,
mas como dito anteriormente, não adquire força expressiva já que nem o folclore
local é efetivamente comemorado.
O Dia das Bruxas é uma festa
alegre e divertida que conta também com a participação dos adultos. Eles
enfeitam casas, lojas, escritórios e ruas com cores (preto, lilás e roxo) e
temas (fantasmas, múmias, caveiras, bruxas, abóboras, gato preto, caixões, Drácula,
duendes, gnomos) que lembram assombração.
Na Irlanda, as crianças
também iam de casa em casa pedindo alimentos para comemorar a noite de
Halloween, sempre em nome da deusa Muck Olla. Tradição
que se repete na Inglaterra, Estados Unidos e Canadá, sendo até hoje festejada
nestes e em outros países.
Quando foram introduzidas
nas cidades norte-americanas, as brincadeiras do Halloween eram consideradas
violentas. Jovens quebravam janelas e cercas das fazendas, causando prejuízos
aos proprietários. Com o passar dos anos, a festa passou a ser comemorada de
modo saudável, sem episódios de violência.
JUSTIFICATIVA
O
projeto surgiu a partir da curiosidade dos alunos sobre o Dia das Bruxas. O dia
das Bruxas é muito divulgado na mídia, pois é uma celebração tradicional de países
como Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Reino Unido e aos poucos está sendo
incorporado pela cultura brasileira que já tem grande diversidade folclórica.
Hoje, com a globalização, as crianças brasileiras
também têm acesso a essas comemorações e isso lhes permite construir
conhecimentos a respeito do mundo e da forma como outras crianças, que vivem em
outros lugares, brincam e divertem-se.
Mesmo assim, a cultura nacional não será descartada, pois personagens da nossa cultura podem ser incorporados às festividades do Dia das Bruxas.
Mesmo assim, a cultura nacional não será descartada, pois personagens da nossa cultura podem ser incorporados às festividades do Dia das Bruxas.
OBJETIVOS
- Despertar o interesse dos alunos por uma cultura diferente;
- Incentivar a criatividade.
- Estimular o raciocínio lógico matemático.
- Produzir textos.
- Promover a interação e o espírito de cooperação entre alunos e demais funcionários da escola.
METODOLOGIA
AS BRUXAS EXISTIRAM?
Antigamente,
na Europa, todo mundo acreditava em bruxas de verdade. No século XVII, na
Inglaterra, quando uma vaca não dava leite, quando um bolo ficava duro demais
ou, ainda, se a manteiga estragava, achavam que havia uma bruxa por perto.
Os
caçadores de bruxas achavam que as bruxas tinham pintas no corpo, criavam cães,
gatos e borboletas, não conseguiam chorar e detestavam o Sol. Várias jovens
foram presas e até mortas, acusadas de bruxaria, só porque gostavam de gatos,
por exemplo.
Existem
muitas bruxas conhecidas das crianças. A bruxa da história de Branca de Neve ou
a Maga Patalógica e Madame Mim, feiticeiras das histórias em quadrinhos.
As
bruxas de desenhos animados ou histórias em quadrinhos conhecem encantamentos,
expressões que produzem efeitos mágicos. Um exemplo é “Abracadabra, Olho de
Cabra”. Para transformar inimigos, animais ou fazer objetos voarem, elas dizem
palavras mágicas.
Essas
palavras são sempre rimadas. Toda bruxa é um pouco como os poetas. Precisa
conhecer os segredos das palavras para que seus encantamentos funcionem.
1.
O texto fala sobre:
(A)morcegos (B)
gatos
(C)palavras mágicas (D)
bruxas
2.
Quando tinha uma bruxa por perto é correto
afirmar exceto:
(A) Vacas
não davam leite;
(B) Manteiga
estrabava;
(C) Não
conseguiam chorar;
(D) O
bolo ficava duro demais
3.
Maga Patalógica e Madame Mim são personagens
de ...
(A) Clássicos
históricos;
(B) Histórias
em quadrinho;
(C) Fábulas;
(D) Lendas;
4.
Qual palavra rima com ABRACADABRA?
(A) Olho
de cobra
(B) Olho
de zebra
(C) Olho
de libra
(D) Olho de cabra
Veja o que a bruxa comprou de ingredientes para sua feitiçaria:
Ingredientes
|
Quantidades
|
|
Asa de borboletas
|
29
|
|
Patas de rato
|
17
|
|
Pimentas bem
ardidas
|
35
|
|
Asas de morcegos
|
18
|
|
Patas de
lagartixas
|
31
|
✎ Qual
ingrediente que a bruxa comprou em maior quantidade?
✎ O
que ela comprou mais, asas ou patas? Quantas?
✎ Quantos
tipos de animais a bruxa usou em sua feitiçaria?
✎ Qual
o total de ingredientes comprados pela bruxa?
✎ Cada
asa custa R$1,00 quanto ela gastou?
✎ As
patas são mais caras, ela pagou R$3,00, por cada pata. Quanto ela gastou?
✎ Pimentas
bem ardidas custam cada uma R$2,00, então ela gastou?
✎ De
quanto foi a compra da bruxa?
Quantas notas a bruxa vai precisar para pagar
a sua conta:
R$100,00
|
R$10,00
|
R$1,00
|
Dê 10 adjetivos para esta simpática bruxinha:
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![](http://imgpt.hellokids.com/_uploads/_tiny_galerie/20100834/witch-holding-a-frog-01-nee_hd5.jpg)
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10)________________
RAPUNZEL
– A TORTA DA
BRUXA
A bruxa da
Rapunzel faz tortas
para vender e
uma senhora do
vilarejo próximo quer
comprar uma.
Há diversos jeitos
da senhora pagar
sua torta de
maçã com o
dinheiro que possui. Registre duas maneiras que a senhora pode pagar a torta que a bruxa faz. Cada torta custa R$18,00.
Estou lhe enviando 18 maçãs que colhi para fazer tortas. Preciso que você as separe igualmente em pacotes com 3 unidades. Estou mandando também alguns pacotes. Acredito que sejam suficientes.
Até mais,
A Bruxa.
1. Desenhe as maçãs.
2. Desenhe 8 pacotes.
3. Separe as maçãs nos pacotes, Lembrando que tem que ser repartidas em quantidades iguais:
4. Observe a divisão que você fez nos exercicíos anteriores e responda:
A. Quantos saquinhos a bruxa mandou?
B. Quantos foram usados por Rapunzel?
C. Quantos sobraram vazios?
D. Como esta operação poderia ser registrada?
5. agora você vai escrever um bilhete para a bruxa, imaginando com Rapunzel iria escrever:
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjX_5bOJTqkQi9ejrSDuWK2aEcMIqPf_jZNUFe8IZd2f4CVACHKi51TafATYorJ4zg7h1dGssSBHDR1SvmXPv-EmI2uCSHZDZykhVox_NoeNyCyiyIBNwFUAEFYi2KIqTfSAtV_KGkYDSEx/s400/FRASE_~1.JPG)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjCMzhyphenhyphenaPq9Cc6NqhNXstHA_5NjOGQb_ajekkzqrOsmR_tCcwMvC8wAfgEc1QQ6WRGzmE8gd6tW1kGFd_RZD9grBRPcUEuHoVg0Os23g_Q4UQo5RXIi2gIdhIDQ9HkS9nmnFYKfENeelg/s1600/Bruxa_12.jpg)
RAPUNZEL - BILHETES E TAREFAS
A bruxa põe sempre Rapunzel para ajudá-la. Hoje, enviou para a torre um cesto com 18 maçãs e um bilhete.
Querida Rapunzel:Estou lhe enviando 18 maçãs que colhi para fazer tortas. Preciso que você as separe igualmente em pacotes com 3 unidades. Estou mandando também alguns pacotes. Acredito que sejam suficientes.
Até mais,
A Bruxa.
1. Desenhe as maçãs.
2. Desenhe 8 pacotes.
3. Separe as maçãs nos pacotes, Lembrando que tem que ser repartidas em quantidades iguais:
4. Observe a divisão que você fez nos exercicíos anteriores e responda:
A. Quantos saquinhos a bruxa mandou?
B. Quantos foram usados por Rapunzel?
C. Quantos sobraram vazios?
D. Como esta operação poderia ser registrada?
5. agora você vai escrever um bilhete para a bruxa, imaginando com Rapunzel iria escrever:
O QUE A BRUXINHA VAI TIRAR DE DENTRO DA ABÓBORA
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgWHznDYjVzssMyAeekzz3pbZJT7I9byCP6dREGO9n-w93i94p48l5yThxHJocu5LSU1TZEpdgm2nnRAY-rRZTQj4544ZuHCyguLQyeAghe_iDUb0jdCfrieBUnHmJtTFZZS_EEV-52jes/s320/WitchCleaningPumpkin-big.jpg)
ESQUELETO ARTICULADO
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh_bsn4eaqqyuek36n4c7z93AM5zy9-cqo_j-1ski4sXeqoRTZfK_hPY9u6Lu_Vq6FqEcqrzdAl7RRtVMhmGrvchE5biNGcDFqcOx_UseSBdOsndUyUwZWRchzLa9kTRcMCMQwr8cXsRXA/s400/Atividades+Dia+das+Bruxas+Halloween+Exerc%C3%ADcios+Desenhos+colorir+pintar+imprimir+%2898%29.png)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjCMzhyphenhyphenaPq9Cc6NqhNXstHA_5NjOGQb_ajekkzqrOsmR_tCcwMvC8wAfgEc1QQ6WRGzmE8gd6tW1kGFd_RZD9grBRPcUEuHoVg0Os23g_Q4UQo5RXIi2gIdhIDQ9HkS9nmnFYKfENeelg/s1600/Bruxa_12.jpg)
FEIRA ANUAL DE BRUXARIA
A Bruxa Cacilda faz bolois para venderna feira anual de bruxaria. Neste ano ela fez 28 bolos de gosma de sapo. Com base nesta informação responda:
1) A Bruxa Guilhermina fez a metade dos bolos da Bruxa Cacilda, quantos bolos Guilhermina fez?
2) Já a Bruxa Felisberta Caolha fez o triplo dos bolos de Guilhermina, qual foi a quantidade de bolos que Felisberta Caolha fez?
3) Qual a quantidade de bolos fitos feitos pelas três bruxas?
4) Quantos bolos Felisberta Caolha fez a mais que Guilhermina?
5) A Bruxa Cacilda repartiu cada bolo em 6 pedaços. Cada pedaço de bolo custa R$2,00. Então quantos reais a Bruxa Cacilda recebeu no final da feira?
DESCREVA ESTA LINDA E SIMPÁTICA BRUXINHA
CRONOGRAMA
O
presente projeto terá a duração de três semanas do dia oito de outubro a trinta
e um de outubro.
RECURSOS
Humanos – professores, alunos.
Materiais – EVA, livros, papéis diversos,
fantasias, quadro negro, giz, lápis de cor, cadernos, livros, internet.
AVALIAÇÃO
Será contínua, observando
interesse e participação dos alunos envolvidos.
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