Ciências

                                                                    VENTOS



O que são ventos?
São deslocamentos de ar das zonas de alta pressão para zonas de baixa pressão.
Os ventos desempenham um papel muito importante na vida dos seres vivos, pois são eles que levam para longe o ar viciado que nós respiramos e trazem até nós o ar puro, com bastante oxigênio, tão importante para o nosso organismo. 
Brisas – São ventos repetitivos que sopram do mar para o continente durante o dia e do continente para o mar durante a noite. 
  • Ventos Perigosos 
 Ciclone : é o nome genérico para ventos circulares, como tufão, furacão, tornado.

 
Furacão : vento circular forte, com velocidade igual ou superior a 108 km/h. Os furacões são os ciclones que surgem no mar do Caribe (oceanoAtlântico) ou nos EUA.
 

Tufão : é o nome que se dá aos ciclones formados no sul da Ásia e na parte ocidental do oceano Índico. É o mesmo que furacão.




Tornado: é o mais forte dos fenômenos metereológicos. O tornado é menor e mais breve do que o furacão.



Vendaval: vento forte com um grande poder de destruição. Geralmente ocorre de madrugada e sua duração pode ser de até cinco horas.

  • Mostrar um slide com imagens de ventos perigosos.
  • Entregar uma atividade para que os alunos respondam algumas questões.
  1. O que são ventos?
  2. Qual é o papel dos ventos?
  3. O que são brisas?
  4. Relacione a segunda coluna de acordo com a primeira:
 (1) Vendaval                                                                  ( ) é o mesmo que furacão.
(2) Tornado                                                                     ( ) é o nome genérico para ventos circulares.
(3) Furacão                                                                      (  ) produz fortes redemoinhos e eleva poeira.
(4) Ciclone                                                                      (  ) vento forte com grande poder de destruição.
(5) Tufão                                                                          (  ) vento circular forte.
 Conclusão: os alunos interagiram a aula toda, questionando e dando opiniões, o que enriqueceu muito a aula. 

   





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